Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Breve Análise da íntegra da Peroração do ministro Cardozo Perante Parlamentares do Senado Federal em 12 de maio de 2016

Excelente retórica e arguição/peroração Jurídica do Advogado José Eduardo Cardozo. 12 de mai. de 2016.

Publicado por Paulo Lellis
há 4 anos

Como advogado, sempre vivo preparado para degladiar oralmente em qualquer caso que é patrocinado por mim. Entendo que outro advogado faria o mesmo.

Por isso, compartilho esta pérola, esta altiva defesa oral do advogado e então Ministro da época José Eduardo Cardozo em 12 de Maio de 2016.

A partir deste vídeo, nós como meros aprendizes de advogado e oradores que somos, podemos começar a entender para se fazer uma boa arguição, são necessárias algumas competências, sejam quais:

1) Conhecer a fundo, ou o coração, daquilo que será arguido.

2) Estabelecer linha de pensamento/raciocínio, incício, meio e fim e aliar isso para enquadrar o espectador, adequando ainda o tom de voz, ora agudo e ora grave, de acordo com a seriedade e importância do argumento explanado.

3) Conhecer as normas cultas da língua portuguesa condizente para o público que se fala; não usar de jargões jurídicos vagos e indeterminados/lacônicos; estabelecer limite do que será exposto, sem exposição de motivos longa ou desnecessária.

4) Postura e gestos firmes e sincronizados com o argumento exposto e com a seriedade daquilo que está sendo explicado.

5) Capacidade de prender/sustentar a atenção do observador, do início ao fim de sua fala, para que o sentido ou o núcleo do que fora exposto possa ser apreendido e não apenas assistido e esquecido logo em seguida, isso também quer dizer evitar longas pausas durante a concatenação de ideias.

6) Por último, entendo que o expositor/arguidor/sustentador/advogado/etc., tem que abrir uma ideia inicial, iniciar várias mini-ideias no desenvolvimento e dar conta de fechá-las e, por fim, ser capaz de retomar a ideia inicial e concluir de forma contundente.


  • Sobre o autorContra a corrente!
  • Publicações45
  • Seguidores153
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/breve-analise-da-integra-da-peroracao-do-ministro-cardozo-perante-parlamentares-do-senado-federal-em-12-de-maio-de-2016/830525458

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 5 anos

As semelhanças e as diferenças entre as liminares concedidas por Rogério Favreto e Marco Aurélio Mello

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)